top of page

SOBRE NÓS

Conheça um pouco sobre o Instituto Federal Model United Nations, bem como um pouco sobre nossos membros do Secretariado.

Logo IFMUN - Branca (White).png
IMG_0348.JPG

O que é IFMUN?

Alicerçado em 2019, o Instituto Federal Model United Nations (IFMUN) é uma conferência realizada no Instituto Federal do Ceará - Campus de Fortaleza, fazendo-se extremamente bem-conceituada na cidade. Tornando-se a primeira assembleia gratuita do seu tipo na região onde está localizada, dispõe de uma equipe organizacional composta por secundarista, graduandos e docentes de diversas áreas do conhecimento acadêmico.

O Instituto Federal Model United Nations surge com o principal desígnio de socializar o acesso ao universo dos Modelos das Nações Unidas (MUNs) e afins, instigando a participação efetiva de discentes de instituições públicas, os quais não possuem condições financeiras suficientes para custear sua atuação em conferências de cunho privado, pois o projeto acredita que todos, independente de renda, devem possuir a oportunidade de participar de uma simulação.

Logo IFMUN - Preta (Black).png

Conheça o Secretariado

Paulo%20Victor_edited.jpg

Paulo Rodrigues, 17 anos, é o Secretário Geral do Instituto Federal Model United Nations. Estudante do Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal do Ceará - Campus de Fortaleza, iniciou sua carreira em simulações em 2019 e, desde então, aprofundou-se na área, tendo fundado o IFMUN ainda em 2019. Para além do IFMUN, Paulo desenvolve trabalhos internacionais, como por exemplo atuando como Vice Secretário Geral da América do Sul pela MUN Impact. Paulo Rodrigues está muito contente por poder formar, mais uma vez, o Secretariado do IFMUN e está ansioso pela edição 2020.

Alana.jpeg

Alana Monteiro, 21 anos, mora em Fortaleza CE. Estuda Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Ceará e é bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Geologia e Estudos dos Solos da UECE. Desenvolve pesquisa na área do Ensino de Geografia e Teatro. Fez parte da fundação e organização do IFMUN durante a vigência do Programa de Iniciação à Docência no IFCE, no qual atuava como bolsista. Como Vice Secretária Geral, demonstra sua gratidão por continuar sendo parte da organização do IFMUN e acredita no potencial metodológico do projeto.

Diana Sousa.jpg

Diana Sousa, 17 anos, mora em Fortaleza desde que nasceu. Amante de artes e de retórica, iniciou os estudos no Técnico Integrado em Informática do IFCE - Campus Fortaleza no ano de 2018. Deseja cursar psicologia, mas aprecia profundamente o mundo da Diplomacia e do Direito, sendo grata pela oportunidade de participar da fundação do Instituto Federal Model United Nations e compor o secretariado do IFMUN 2020.

Guilherme Siqueira.jpg

Guilherme Siqueira, 17 anos, é nativo da cidade de Fortaleza e sempre se sentiu atraído pela área de comunicação, chegando a participar de um coletivo de comediantes locais, se engajar em comitês de imprensa, estudar fotografia e afins. Estudante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros desde 2011 e agora vestibulando do mesmo, busca cursar Comunicação Social - Jornalismo na UFC, e aprecia sua função no II IFMUN por trabalhar diretamente com sua área de interesse.

Rafaela.jpeg

Rafaela Freitas, 16 anos, é diretora do comitê internacional de imprensa (CII). Estudante do 3° ano do Ensino médio, Rafaela começou a simular em 2018, ainda com 14 anos, e já participou de mais de 10 simulações. Apaixonou-se pela área de Jornalismo e Diplomacia e pretende seguir carreira. Freitas está muito contente e grata pela a oportunidade de fazer parte da Diretoria do CII e espera que todos os delegados  se divirtam e tenham uma experiência incrível.

Logo IFMUN - Preta (Black).png

Conheça a Diretoria

Thamires Nascimento.JPG

Thamires do Nascimento, 16 anos, é diretora do Conselho Supremo dos Contos de Fadas. Estudante do Ensino Médio na escola Adauto Bezerra, iniciou sua carreira em simulações em 2019 e, desde então, tem caminhado nos modelos. Thamires faz parte, também, do comitê local integrado a Rejudes, atuando como suplente deste. Ela está muito grata em fazer parte da organização do IFMUN 2020 e muito ansiosa para que todos se façam presentes nessa edição.

Katrine Torres.jpg

Katrine Torres, 18 anos, é diretora do Alto Comissariado da ONU para Refugiados e estudante do Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza. Fã de simulações e literatura clássica, começou a participar das conferências em 2019, no I IFMUN, e, desde então, vem se interessando cada vez mais por assuntos ligados à geopolítica, sobretudo aqueles relacionados à América Latina. Katrine encontra-se contente em fazer parte do corpo de diretores do IFMUN 2020.

Logo IFMUN - Preta (Black).png

Conheça os Docentes

Diego Gadelha.jpeg

Diego Gadelha de Almeida
Professor Instituto Federal do Ceará – campus Fortaleza. Geógrafo de formação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco na Questão Agrária, América Latina e Agroecologia. Como aprendiz de Geopolítica e entusiasta de metodologias ativas de ensino-aprendizagem acredita na potencialidade do Modelo de Simulação da ONU como estratégia de formação crítica, autônoma e horizontal do corpo discente e docente.

David Moreno.jpg

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com estudos sobre as formas precárias de manifestação do trabalho no capitalismo periférico. Doutor em Sociologia pela mesma universidade com Pós-Doutorado em Sociologia no Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe, na Universidad de Buenos Aires. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza.  Estudioso desses temas, David acredita que o IFMUN é um projeto muito rico para desenvolver nos participantes experiências de debate, de atualização e, sobretudo, de parto cidadão sobre importantes questões de nossa época.

Lucas Barreto.jpeg

Professor do Instituto Federal do Ceará. Doutor em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela UFMG, com tese sobre "Os métodos de Hannah Arendt". Mestre em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela UFC, com dissertação sobre "O conceito de aparência no pensamento de Hannah Arendt". Possui graduação em Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará com monografia sobre Ontologia, política e moral em Simone de Beauvoir. Membro do GT de Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Membro do grupo de pesquisa CENTELHA, do IFCE. Membro e pesquisador do GEPEDE - UVA. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa Ética e Filosofia política - UFC. Áreas e temas de interesse na Filosofia: Filosofia Política, Ética, Existencialismo, Hermenêutica e Fenomenologia. Desenvolvendo pesquisa sobre a relação entre método e pensamento político a partir de Hannah Arendt.

Tarciclê_Rodrigues.jpeg

Professora Doutora em Linguística pelo PPGL da Universidade Federal do Ceará. Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará - Campus de Fortaleza, membro do Grupo de Pesquisa de Protexto/Universidade Federal do Ceará. Formada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em 2019, acompanhou a realização do I Instituto Federal Model United Nations (edição 2019) como ouvinte e, nessa segunda edição, participa como Professora-Orientadora do projeto, bem como membro colaborador do Comitê Internacional de Imprensa, tendo por missão auxiliar os participantes na construção dos melhores textos jornalísticos durante a conferência.

bottom of page